CREDISIS CREDIARI

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Brasil precisa ter retorno financeiro pelo crédito de carbono, diz Bolsonaro

O presidente afirmou que o país vai continuar no Acordo de Paris, por enquanto, mas também quer ter seus direitos honrados

canalrural

25/01/2019 17h55

Floresta Amazônica, no Brasil

Foto: Guilherme Noronha/Embrapa

 

O Brasil não tem recebido retorno financeiro pela redução na emissão de dióxido carbono (CO2), afirmou o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, dia 23. Acordos internacionais, como o de Paris, estipulam o chamado crédito de carbono para países que atingem metas ambientais. Nações que fazem parte desses tratados e não cumprem suas obrigações compram os créditos dos países que conseguiram, incentivando a preservação.

 

“Em relação ao Acordo de Paris, até certo ponto o Brasil fez a sua parte. Quando você fala de créditos de carbono, não temos recebido o retorno financeiro. Então, por enquanto, nós vamos continuar. Somos um país em desenvolvimento e temos deveres, mas também queremos ter direitos”, disse.

O presidente sinalizou durante a campanha e no início de seu mandato a intenção de sair do Acordo de Paris. Ele também rejeitou a ideia de o Brasil sediar a conferência climática COP25. Mas os próprios ministros de Bolsonaro já haviam sinalizado que ele voltaria atrás.

 

Cada tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2e) equivale a 1 crédito de carbono. A ideia do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é que cada tonelada não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento possa ser negociada no mercado mundial por meio de Certificados de Emissões Reduzidas (CER).

ROLIM NET 2024