gif PAIS

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

SICCOB AMAZONIA 02

Buritis: Sicoob Amazônia encerra maratona de Pré-Assembleias no Vale do Jamari em Rondônia

15/04/2019 19h45

Buritis, um dos municípios mais promissores do Vale do Jamari, viveu um momento muito especial na noite deste sábado, dia 13 de abril de 2019. O Sicoob Amazônia realizou nas dependências do parque de exposição de Buritis a última pré-assembleia relativa à prestação de contas aos seus cooperados de Buritis sobre o exercício de 2018, e também foram apresentadas as metas para o ano de 2019.

O evento contou com mais de 2.000 pessoas e foram sorteados aos presentes motos, TVs LED e premiação em dinheiro. Para o exercício de 2019 foram apresentados os novos prêmios da campanha “Capitalização Premiada”. Nesta campanha a cada 500 reais o cooperado receberá cupons para concorrer a cinco prêmios, que são: 3.000,00 reais na sua conta capital, 5.000,00 reais na sua conta poupança, uma viagem ao nordeste com acompanhante, um cruzeiro internacional com acompanhante e um carro zero quilômetro no valor de 45.000,00 reais.

Como aconteceu em todas as pré-assembleias realizadas anteriormente, o vice-presidente Andrecsandro Lemos de Miranda e o presidente, Elias Alves Pereira, apresentaram o balanço do ano de 2018 detalhando aos cooperados todas as movimentações financeiras realizadas e as metas a serem cumpridas em 2019. Também foi informado aos cooperados sobre investimentos na área cultural e social, que o Sicoob Amazônia tem feito em todos os municípios onde atua. A pré-assembleia de Buritis contou com a presença das maiores autoridades do cooperativismo do país e vale destacar alguns pontos importantes dos seus discursos: Em sua fala o vice-presidente Andrecsandro lembrou a história da cooperativa, que teve seu início em Buritis há 18 anos, quando vinte cidadãos buritienses foram a Brasília com 5.000 reais cada um, entre eles os senhores Severino Batista de Souza e José Ari Ost, que fazem parte do conselho da cooperativa até hoje. Foi com este dinheiro, 100.000 reais, que a cooperativa foi fundada. Chamada de “banquinho” pelo seu pequeno porte, o Sicoob Buritis cresceu rapidamente e é hoje o Sicoob Amazonas, a cooperativa que mais cresce no norte do Brasil, atingindo a marca de 20.000 cooperados nos estados de Rondônia e Amazonas.

O presidente Elias, ao ser questionado sobre a expansão que aconteceu em Porto Velho com a união ao Sicoob Crediforte e mais recentemente com o Sicoob Manaus, lembrou que as pequenas cooperativas tendem a desaparecer em razão do atual modelo econômico que se desenha no país, e que só será possível sobreviver neste setor crescendo. Elias também lembrou que a cidade de Porto Velho e especialmente Manaus abre a possibilidade de oferecer nossos produtos a um publico bem maior, visto que só a cidade de Manaus tem mais de 2.300.000 habitantes; para o presidente do Sicoob Central Norte, Ivan Capra, o futuro está no cooperativismo, pois o modelo atual de serviços bancários e crédito está em falta com o cidadão, é um modelo que visa apenas o lucro beneficiando poucos e hoje a sociedade espera mais do sistema financeiro. Ivan lembrou que no cooperativismo todos são donos e, portanto opinam, são ouvidos, e que o cooperativismo, além de oferecer tudo que os bancos tradicionais oferecem, atende seus associados com especial atenção e zelo, distribuindo entre os cooperados as sobras.

O Sicoob Amazônia distribuiu entre seus cooperados as sobras brutas mais os juros ao capital referentes ao ano de 2018, que totalizaram 19.970.952,98 reais.