CREDISIS CREDIARI

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Na Semana do Meio Ambiente, Águas de Buritis participa de ações voltadas à educação ambiental

Assessoria de Comunicação Nascentes do Xingu

15/06/2017 19h50 - atualizado em 15/06/2017 19h51

Na semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Águas de Buritis participou de várias ações educativas para incentivar a população sobre o consumo consciente e a preservação ambiental. As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedan), Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.

Cerca de 65 alunos da Escola Municipal Buritis visitaram nos dias 07 e 08 de junho a Estação de Tratamento de Água (ETA). Os estudantes conheceram na prática como funciona a gestão do sistema de abastecimento do município, a estrutura interna da ETA e acompanharam os processos realizados até que a água se torne potável e possa ser distribuída à população.

O supervisor da Águas de Buritis, Gerson Silvestre, explicou de forma pedagógica as etapas de tratamento da água que é captada do Rio Candeias, até chegar às residências. Na visita, os estudantes também conheceram o laboratório de monitoramento de qualidade para entender como são feitas as análises da água. Além de explicar sobre os processos de tratamento da água, o supervisor ressaltou a importância do uso racional da água.

“Nosso intuito é conscientizar os estudantes sobre a importância da utilização de água tratada e consumo consciente para a conservação do meio ambiente. Por isso, é importante conheçam de perto como a concessionária trabalha para que possam repassar esses conhecimentos para a família e comunidade”, destacou o supervisor da Águas de Buritis.

Para o professor da Escola Municipal Buritis José Abílio, a iniciativa foi muito importante para o aprendizado dos alunos. “Em sala de aula falamos sobre a sustentabilidade, meio ambiente e ecossistema. Com a visita, conseguimos reforçar os temas de uma maneira prática e dinâmica. Ver os estudantes tirando dúvidas e participando ativamente na visita à ETA também foi gratificante. Agradeço a concessionária pela oportunidade”, pontuou.

PLANTIO DE MUDAS – A semana do Meio Ambiente também foi comemorada com o plantio de mudas nativas das espécies Ipê, Oiti e Açaí, no canteiro central da Escola Municipal Josué de Castro. A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 25 alunos da instituição, que também receberam orientações sobre a importância das árvores para o ecossistema.

A supervisora da Escola Municipal Josué de Castro, Alzira de Souza, acompanhou a atividade e parabenizou a Águas de Buritis pelos projetos socioambientais que desenvolve no município. “Depois que a concessionária assumiu os serviços de água e esgoto no município, os alunos estão mais empolgados com os projetos de educação ambiental. Eles já visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) e ficaram orgulhosos em saber que recebem água tratada em casa”.

Para o gestor da Águas de Buritis, Guilherme Giacometti, a iniciativa foi muito gratificante. “É sempre um privilégio poder orientar os estudantes e proporcionar esse tipo de experiência, demonstrando a importância de se valorizar o meio ambiente. Esperamos que ações como estas ajudem a estimular ainda mais a postura sustentável dos jovens”, destacou.

Para mais informações sobre as ações e projetos educativos desenvolvidos pela Águas de Buritis , acesse www.aguasdeburitis.com.br

 

 

ROLIM NET 2024