gif topo

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

SICCOB AMAZONIA 02

Quer se livrar da celulite? Veja alimentos para incluir no cardápio já

Evitar alimentos industrializados e cuidar do corpo são armas poderosas no combate aos furinhos

daquidali

10/04/2017 12h50 - atualizado em 10/04/2017 13h09

Celulite: ninguém merece! Adquiri-las é muito fácil, principalmente porque elas são abusadas, você não convidou, mas elas aparecem! Como mandá-las embora? Saiba quem são os PRINCIPAIS AGENTES CAUSADORES desse incômodo E CONHEÇA OS ALIMENTOS que vão ajudar você a combatê-lo.

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que “a questão da celulite vai muito além de alimentos que possam melhorar a inflamação do organismo por excesso de gorduras nas células. COMECE PELO QUE NÃO SE DEVE INGERIR ao invés do que fazer para ela desaparecer”, diz a NUTRICIONISTA GLÓRIA VIANA. Mas o que não é recomendado?

EVITE OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E DÊ PREFERÊNCIA AOS MAIS NATURAIS. FOTO: MASTER1305/ISTOCK

LIVRE-SE DOS INDUSTRIALIZADOS

Você os conhece bem: são aqueles produtos que vêm embalados em caixinhas, latas ou papelão. De acordo com a nutricionista, “são ricos em conservantes, corantes e  aromatizantes artificiais. Eles são mais contaminados por substâncias químicas agregadas durante o processo de fabricação e VÃO INFLAMAR O ORGANISMO favorecendo o aparecimento da celulite”.

Também é importante evitar as proteínas de difícil digestão que inflamam o organismo e ajudam no aparecimento dela. Sendo assim, “DIMINUA O CONSUMO DE GLÚTEN, AÇÚCARES REFINADOS, SÓDIO, GLUTAMATO, GORDURA SATURADA (carnes, queijos amarelos, embutidos e lácteos integrais), que são alimentos ricos nessas proteínas”.

UM DIETA LIMPA É AQUELA CONSTITUÍDA POR ALIMENTOS MAIS ORGÂNICOS, QUE DEVEM SER COMIDOS TODOS OS DIAS. FOTO: MOODBOARD/ISTOCK

OPTE POR UMA DIETA “LIMPA”

Quando você se livra dos industrializados já tem meio caminho andado para uma dieta “limpa”. O restante do percurso consiste “em enriquecer o cardápio com alimentos de verdade, que são de um produtor ou da horta para sua mesa, como FRUTAS, VERDURAS, TUBÉRCULOS, RAÍZES, ERVAS FRESCAS, GRÃOS INTEGRAIS E LEGUMINOSAS SECAS (feijões, lentilhas, ervilhas e grão de bico), que devem ser de consumo diário e estar presente nas principais refeições”, sugere Glória.

EXERCÍCIOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA VOCÊ ACELERAR O PROCESSO DE REDUÇÃO DA CELULITE. FOTO: STOCKROCKET/ISTOCK

MAS O QUE INCLUIR NO CARDÁPIO DO DIA A DIA PARA DIMINUIR A CELULITE?

Papel e caneta na mão, que lá vem la ista!

OS CHÁS DIURÉTICOS LIMPAM AS TOXINAS E ASSIM DIMINUEM A CELULITE. FOTO: CHIOCIOLLA/ISTOCK

- CHÁS DIURÉTICOS. “Eles ajudam a drenar o excesso de líquidos e limpar o organismo auxiliando a eliminar as toxinas e diminuir a celulite”, afirma Glória.

  • ABACATE. É rico em vitamina E, ômega 9 e antioxidante glutationa. “Isso ajuda a manter os níveis saudáveis de gorduras e colesterol no sangue, auxiliando a desinflamar o organismo”, explica Viana.

AS FRUTAS VERMELHAS CONTÉM ÁCIDO ELÁGICO, QUE MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE, E ASSIM REDUZ A INFLAMAÇÃO. FOTO: KAYCCO/ISTOCK

- FRUTAS VERMELHAS. “São ricas em ácido elágico, que é excelente para a circulação sanguínea”, diz a expert.

- VITAMINA C. Acerola, goiaba e pimentão são alguns exemplos que, “quando se juntam com gelatina incolor ou colágeno hidrolisado, são aliados excelentes para a elasticidade da pele, o que diminui a aparência da celulite”, indica a profissional.

  • CENOURA, ABÓBORA E DAMASCO E MANGA. São ricos em vitamina A e são fontes de betacaroteno, “antioxidante excelente para saúde da pele, aliado fundamental para diminuição da celulite. Uma pele nutrida tem muito menos tendência ao aparecimento dela”, afirma a especialista.

 

O SALMÃO É UM DOS PEIXES RICOS EM ÔMEGA 3, QUE POSSUI ALTO PODER ANTI-INFLAMATÓRIO. FOTO: KLENOVA/ISTOCK

- ÔMEGA 3. Possui alto poder anti-inflamatórios para controle da diminuição do colesterol total e gordura corporal. “É encontrado em peixes como sardinha, arenque, atum, bacalhau e salmão, ou fontes vegetais como nozes, chia e linhaça”.

- ÓLEO DE SEMENTE DE UVA. Possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico. “O primeiro, mais conhecido como vitamina E, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. O segundo, também chamado de ômega 6, é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas e excelente para diminuição do quadro da celulite”, diz a nutricionista.

CUIDE DO CORPO

Uma vez que você já tem todo o “bê-a-bá” para cuida da alimentação, é importante investir também no corpo para ganhar essa guerra. “Faça musculação ou exercícios de força muscular, intercalando com aeróbico E SE POSSÍVEL DRENAGEM LINFÁTICA UMA VEZ NA SEMANA”, indica a expert.

DA COSTA