gif PAIS

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

SICCOB AMAZONIA 02

Região de Buritis terá uma Unidade Integrada de Segurança Pública

SECOM

03/11/2017 22h50

A obra da sede da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) do município de Buritis já deve ser licitada nos próximos 45 dias, como um fator a mais de apoio e melhoria da estrutura de segurança pública na região. A informação foi prestada, em Porto Velho, pelo coronel Lioberto Caetano, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa da Cidadania (Sesdec).

Segundo ele, como não podia ser diferente, ante o fenômeno nacional que é a segurança pública atualmente, o Governo de Rondônia está atento e acompanha criteriosamente a situação local, realizando investimentos em qualificação e estrutura operacional, que tem resultado na diminuição dos índices de violência e criminalidade, inclusive na região do Vale do Jamari, no Município de Buritis, que já foi considerado o mais violento do Estado.

Ali, conforme explicou o coronel Caetano, a segurança pública conta hoje com um efetivo de 77 homens da Polícia Militar, entre eles 19 do Corpo de Bombeiros, 12 agentes da Polícia Civil, 02 delegados, 05 escrivães e 01 datiloscopista da Polícia Civil, que têm atuado com todo esforço para conter a escalada de violência e diminuir os índices de ocorrência, o que será reforçado com a nova estrutura da Unisp cuja obra será retomada brevemente.

Justificando o acerto da estratégia governamental, o secretário informou que trabalhando com esta estrutura foi possível reduzir em 38% o número de crimes de homicídios, por exemplo, que no período de janeiro a julho de 2016 registrou 21 ocorrências contra apenas 13 no mesmo período deste ano (2017).

Da mesma forma outras ocorrências, como as próprias tentativas de homicídio, que no mesmo período caíram 52%, e nesta mesma linha os crimes de roubo, lesão corporal, estupros e até o tráfico de drogas, que caíram praticamente nos mesmos índices. “Este é um dado que estatisticamente resguarda a política governamental para o setor”, disse o secretário da Segurança Pública atestando o conteúdo das informações que, segundo ele, por si só são suficientes para justificar os investimentos e até para confrontar informações sem lastro que tendem passar uma imagem diversa da realidade.

Com esse mesmo espírito o Governo de Rondônia se renova em seu compromisso de fazer uma segurança pública cada vez melhor para a cidadania. Neste ponto está atuando na formação de mais 143 servidores (policiais) da Polícia Civil, de 300 policiais militares que serão incorporados ao efetivo da PM, e ainda na formação de 75 agentes do Corpo de Bombeiros Militar, que no universo da segurança pública estadual vão garantir estabilidade e maior tranquilidade para a população de Buritis e de todos Estado.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia