CREDISIS CREDIARI

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Reunião na Assembleia volta a discutir situação da Resex Jaci-Paraná

Necessidade de nova atualização do Zoneamento e permuta da área foram debatidas...

ALE/RO - DECOM - Eranildo Costa Luna

13/04/2017 12h32 - atualizado em 13/04/2017 13h45

Provocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), uma reunião na tarde desta quarta-feira (12), no Parlamento Estadual, voltou a discutir a questão da Reserva Extrativista (Resex) Jaci-Paraná, que abrange áreas de Buritis, Nova Mamoré e Porto Velho.

 

Além de Maurão, do encontro também participaram o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o deputado federal Lindomar Garçom (PRB-RO), o prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho (PDT) e o vereador João Orlando (PTN), o prefeito de Nova Mamoré, Professor Claudionor (PDT), representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Terra Legal, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Buritis (Acib), Alexandre Lopes, além de moradores da região.

 

 

"Na minha opinião, uma saída seria a atualização da 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. Os estudos estão sendo conduzidos por uma empresa, sob o comando da Sedam, e a alteração é aguardada na Assembleia, para ser votada", disse Maurão.

 

 

 

Raupp defendeu que seja estabelecida uma área equivalente para a permuta pela Resex. "Como foi feito em Bom Futuro, trocada pela Reserva do Rio Vermelho, creio que uma saída seria fazer esse mesmo caminho. Mas isso demanda um amplo entendimento e estamos aqui dispostos a contribuir com essa negociação", destacou.

Em busca de uma solução, o encontro reuniu diferentes propostas que seguem sendo analisadas. Mas o pedido de celeridade no envio do Zoneamento por parte do Executivo para a Assembleia foi um dos caminhos apontados.

 

O Incra já sinalizou com a permuta da área da Resex, mas para isso é preciso regularizar, e a ferramenta para tornar isso possível é a atualização do Zoneamento, que é esperado há mais de um ano aqui na Assembleia Legislativa”, finalizou Maurão.

ROLIM NET 2024