CREDISIS CREDIARI

EXPOBUR 2024

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Curiosidades: o monstro da Amazônia, a SUCURI-VERDE.

zed falando de animais/facebook

18/07/2019 14h19 - atualizado em 18/07/2019 14h21

Essa é com certeza é uma das cobras mais espetaculares que existem. É um monstro que pode chegar aos 9 metros de comprimento (ou mais, dependendo de quem tá contando a história né kkkkk) e mais de 250kg de puro músculo. Esse tamanho todo se deve a ser uma cobra constritora, ou seja, ela esmaga as vítimas apenas apertando com o corpo enrolado na presa, e pra isso o tamanho é muito útil. Antes se pensava que era algo simples como sufocar a respiração, mas hoje é conhecido o verdadeiro tamanho da força disso, e ela consegue parar até o coração da presa, tudo isso apenas dando um abraço apertado, provavelmente pior que o abraço da sua tia depois de meses sem te ver.

A anatomia desse animal é uma coisa única, projetada pra matar de uma vez só presas grandes como mamíferos, aves e literalmente qualquer coisa que se mexa e caiba na boca dela. E olha que não é difícil caber, pois a boca estica pra caralho e ela simplesmente engole a presa inteira. Falando na boca, os dentes dela foram feitos pra não deixar escapar a presa de jeito nenhum, e é uma das mordidas mais difíceis de sair, devido à sucuri ter todos os dentes virados pra dentro da boca, funcionando como ganchos muito afiados, e a mordida é forte viu, forte o suficiente pra atordoar a vítima.

Os olhos dessa serpente são uma das coisas mais assustadoras que existem. São olhos escuros e mortos, uma forma simples de completar a camuflagem no corpo, e que dá um olhar de quem teria incrível frieza em matar você. Aliás, essa serpente depende totalmente da camuflagem, pois ataca de surpresa, já que velocidade em terra não é o forte de uma cobra tão grande e pesada. Justamente por atacar de surpresa, o ambiente preferido da sucuri é a água, onde conseguem esconder bem o corpo deixando só o as narinas de fora, calmamente a espera do primeiro besta que chegar perto sem desconfiar. E não é difícil não, dentro da água e perto da vegetação ela é completamente indistinguível. São animais que comem uma presa grande e passam meses sem comer, então um lanche fácil assim não é desperdiçado.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Elas começam a caçar no final da tarde e passam a noite em busca de presas, mas isso quando tem fome. Porém, quando tem muita fome elas não dispensam comer qualquer presa em qualquer horário. Em termos de reprodução, elas são vivíparas, ou seja, os filhotes são gerados e desenvolvidos dentro do corpo, e elas não colocam ovos como muitos répteis fazem. Mais de 50 podem nascer a cada ninhada. Já que elas não cuidam dos filhotes depois de nascerem, ter muitos de cada vez é a melhor estratégia pra dar continuidade à espécie, e já que elas vivem até 30 anos, elas tem bastante tempo pra crescer.

O motivo principal da morte de sucuris é: elas dão medo. Estando no topo da cadeia alimentar o único que preda sucuris é o ser humano, seja por medo, por perda de criação de animais ou simplesmente pra vender a pele, que é considerada artigo de moda, ou a banha de sucuri que é vendida como item medicinal. Fora isso, elas são quase imbatíveis no combate de um contra um, mas não são boas em lidar com ataques de grupos, por serem lentas pra escapar e só enrolarem um de cada vez.

O adm que vos fala já chegou a tocar numa dessas viva que encontrei com meu avô enquando andava numa fazenda. Pelo que eu pude ver pessoalmente, o animal tem mais medo do ser humano do que o contrário, e ela fugiu pra um açude próximo. Ver um animal dessa magnitude de perto e poder até tocar no corpo dele enquanto ele passava a centímetros de mim foi uma experiência assustadora e única, mas foi lindo ver o animal ali, na "toca" que ela cria amassando o mato em volta, no meio da Amazônia. Eu pude ver de perto que sucuris só são ameaça pro ser humano em casos extremos, quando o animal está passando muita fome. Então é totalmente desnecessário matar um animal tão incrível apenas por medo. O melhor que podemos fazer é admirar de longe a beleza de uma criatura tão extrema e bela.

Fonte:  Zed Falando de animas

ROLIM NET 2024