CREDISIS CREDIARI

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Energisa alerta sobre risco de queimadas para rede elétrica

Gerente de operação da Energisa Rondônia explica os problemas que as chamas podem causar ao atingir cabos e equipamentos do sistema elétrico.

jornalrondoniavip

04/08/2021 20h47

Energisa alerta sobre risco de queimadas para rede elétrica

O incêndio que chamou a atenção da população de Porto Velho na noite desta terça-feira (3) não atingiu a rede elétrica, mas colocou em alerta a área de operação da Energisa. É que o período prolongado de estiagem e as queimadas que acontecem em várias regiões do país - acidentais ou provocadas pela interferência humana, nas áreas urbanas e rurais - traz prejuízos à comunidade, à natureza e também à rede de energia elétrica. O gerente de Operação da Energisa Rondônia, Carlos Alexandre Oliveira, explica que as chamas ocasionam sérios transtornos aos consumidores e podem até provocar a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Foi o que aconteceu em julho, quando uma queimada em um pasto de Urupá provocou a falta de energia para o município e também em Ouro Preto D’Oeste, Nova União e Mirante da Serra. 14 mil clientes foram afetados. Foi necessário mobilizar cinco equipes de manutenção da concessionária, além de gerentes e coordenadores, para restabelecer o fornecimento.

“Mesmo sem atingir a rede diretamente, as queimadas colocam em risco a segurança da comunidade e a distribuição de energia. O calor intenso que provém das chamas pode danificar a estrutura da rede, como cabos condutores, postes, equipamentos do sistema elétrico e, consequentemente, causar a interrupção no fornecimento da energia para os clientes”, detalha.

Oliveira orienta que, em caso de incêndios, a população precisa acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, e se o incêndio estiver próximo aos cabos de energia elétrica, acionar também a Energisa. “Nossas equipes são treinadas e capacitadas para agir de maneira rápida e segura com objetivo de eliminar o risco e garantir o abastecimento de energia elétrica”.

Para evitar incêndios, tanto na área urbana quanto na rural, a Energisa Rondônia listou algumas dicas importantes:

- Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;

- Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica;

- Quando acender uma fogueira, posteriormente apague as cinzas com água, para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;

- Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;

- Não queime o lixo doméstico.

- Vale lembrar que realizar queimadas próximo às linhas de transmissão constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.

Ao avistar um incêndio perto da rede elétrica, contate a Energisa:

- Aplicativo para celular Energisa On

- Gisa - ( 69) 9 9358-9673 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp)

- www.energisa.com.br

- Call Center – 0800 647 0120


Fonte:Ascom/Energisa

ROLIM NET 2024