CREDISIS CREDIARI

EXPOBUR 2024

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Idaron recebe mais de 80 mil declarações de rebanho no 1° mês de campanha em RO

Por G1 RO

04/06/2020 15h41 - atualizado em 04/06/2020 15h42

Por G1 RO

 


Rebanho precisa ser declarado até 30 de junho, diz Idaron — Foto: Divulgação/Embrapa

Rebanho precisa ser declarado até 30 de junho, diz Idaron — Foto: Divulgação/Embrapa

 

Mais de 80 mil produtores rurais cadastraram seus rebanhos no primeiro mês da campanha "Declare seu Rebanho", promovida pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Segundo o governo do estado, a campanha é feita para produtores rurais que criam rebanhos bovino, bubalino, suíno, caprino, ovino (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves.

A declaração passou a ser obrigatória porque o estado suspendeu a vacinação contra a febre aftosa a partir de 2020. No último dia 1° de junho, o governador Marcos Rocha assinou o decreto que suspende a vacinação nos rebanhos.

"Ficam suspensas as vacinações contra febre aftosa de todas as espécies, em todas as suas modalidades, na extensão territorial do Estado de Rondônia, em decorrência da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)", diz o decreto de n° 25.105.

Para a Idaron, as mais de 80 mil declarações recebidas em um mês revelam um saldo positivo ao estado, mesmo diante da pandemia de Covid-19 e em comparação a declarações realizadas em etapas anteriores. A Agência atribui o 'sucesso' da campanha por causa da possibilidade do produtor fazer a declaração sem precisar sair de casa, através da internet ou telefone.

 

A declaração do rebanho poderá ser feita até 30 de junho e, segundo a Idaron, 34% dos criadores de rebanho ainda precisam fazer a comprovação do rebanho.

 

Declaração por telefone

 

Desde o dia 1° de junho, a Idaron passou a oferecer um serviço de call center aos produtores rurais que optarem por fazer a declaração do rebanho através do telefone. A ligação é gratuita, através do telefone 0800-643-4337.

"Por questões de segurança, somente o proprietário da ficha ou seu procurador, poderá declarar o rebanho, cuja conversa será gravada, garantindo a legitimidade da declaração", afirma a Idaron.

ROLIM NET 2024