CREDISIS CREDIARI

EXPOBUR 2024

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Menina indígena dá entrada em hospital com larvas na boca, em Rondônia

G1/RO

05/01/2018 22h33

"É uma coisa desumana, que me tocou profundamente. Não só a mim como toda a equipe da pediatria", descreve o médico pediatra Luiz Antônio Dionello, sobre o estado de saúde de uma menina indígena de 12 anos. A paciente, que não anda, deu entrada no Hospital Regional (HR) de Vilhena (RO) esta semana, com larvas de mosca na boca. O HR foi informado de que a garota estava sendo cuidada na Casa de Saúde Indígena (Casai). A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) não quis se pronunciar sobre o caso.

A menina é da aldeia Bacurizal, localizada no município de Nova Lacerda (MT), mas, de acordo com o médico, sempre foi tratada na unidade de saúde rondoniense. Dionello explica que, quando tinha por volta dos sete anos, a garota sofreu uma doença viral e, com isso, ficou com sequelas neurológicas. Desde então, ela não fala e não anda.

Ela também não se alimenta sozinha e, por isso, usa uma sonda gástrica. Além disso, em virtude das complicações da doença, ela também tem dificuldades na respiração.

Menina é da aldeia Bacurizal, localizada no município de Nova Lacerda (MT), mas, de acordo com o médico, sempre foi tratada na unidade de saúde rondoniense (Foto: Eliete Marques/G1)

Mais de 20 larvas foram retiradas da boca da menina. Ela foi medicada e o estado de saúde é estável, mas não há previsão de alta. “Não houve nenhuma obstrução respiratória, embora ela tenha corrido o risco tremendo de ter a obstrução, pela presença das larvas”, salienta.

O médico enfatiza que a índia precisa de cuidados especiais e não pode ficar na aldeia por causa das deficiências e problemas de saúde recorrentes, como pneumonia. “Ela estava gemendo, estava sentindo dor. Ela reconhece as pessoas, tem uma expressão de sensibilidade. É um ser humano, que nós temos que amar e respeitar”, enfatiza o médico.Menina não pode ficar na aldeia por causa das deficiências e problemas de saúde recorrentes, como pneumonia (Foto: Petter Vargas/Extra de Rondônia)

ROLIM NET 2024