CREDISIS CREDIARI

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Que país é esse que o presidente Jair Bolsonaro diz governar

Para alimentar o apetite dos seus devotos

buritis agora

24/09/2020 19h38 - atualizado em 24/09/2020 19h41

 

Mentira nada tem a ver com fingimento, polêmica, controvérsia, desacerto ou engano. Mentira é uma afirmação ou negação que se faz sabendo-se de antemão que é falsa, o contrário da verdade.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro, ontem, na abertura de mais uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), está repleto de mentiras e de meias verdades.

 

Foi um discurso coerente com sua trajetória desde o tempo dos quartéis quando planejou implodir um deles com a ajuda de bombas, à sua longa estadia na Câmara, e até chegar onde está.

Por isso não choca quem o conhece. Não foi um discurso feito para convencer ninguém, nem mesmo seus devotos, convencidos e obedientes. Esses só precisam ser bem alimentados.

No mundo da pós-verdade, onde cada um escolhe no que acreditar, Bolsonaro destilou as suas, nenhuma original, uma vez que ele as repete sem cansar nem ligar para seus efeitos.

Disse que durante a pandemia do Covid-19 concedeu auxílio emergencial de aproximadamente mil dólares a 65 milhões de brasileiros mais pobres (mentira).

Disse que estimulou, ouvindo profissionais da saúde, o tratamento precoce da doença. (Não disse que o fez exaltando os supostos benefícios do uso de uma droga ineficaz.)

Disse que se mais não fez quanto a isso foi porque a Justiça decidiu que as ações de combate à pandemia deveriam ficar sob total responsabilidade de governadores e prefeitos.

ROLIM NET 2024