Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Semáforos modernos serão implantados em pontos estratégicos na capital

A nova tecnologia terá câmera com sensores para detectar veículos nas vias e aprimorar o tempo de espera - Foto: Leandro Morais.

jornalrondoniavip

04/08/2021 20h46

Semáforos modernos serão implantados em pontos estratégicos na capital

A partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho inicia a manutenção e modernização dos semáforos da cidade. Atualmente, 126 equipamentos compõem o sistema de controle de tráfego que comanda mais de 297 mil veículos. Isto representa mais de 55% da população, que é de 539 mil habitantes.

O convênio para mudança do sistema foi firmado após licitação, entre a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e a empresa Dataprom, de Curitiba-PR, no valor de R$ 2 milhões.

"Os serviços da empresa anterior eram precários. Fizemos a licitação e a Dataprom vai trabalhar pela primeira vez em Porto Velho. Deve trazer melhores soluções de trafegabilidade para o município, com tecnologia moderna", explicou o secretário da Semtran, Ronaldo Flôres.

O novo sistema permitirá maior fluidez dos veículos, e, portanto, menos engarrafamentos. A tecnologia usada é chamada de laço virtual e laço indutivo.

No laço virtual, uma câmera é acoplada ao semáforo para detectar veículos na pista. A partir da visualização será possível retardar ou prolongar automaticamente o tempo de espera, além de identificar a presença de veículos na contramão, em alta velocidade, e a mudança da função verde/vermelho.

O laço indutivo tem a mesma funcionalidade. A diferença está nos módulos que são adaptados sob o asfalto e ligados ao módulo eletrônico do semáforo. Eles são ativados a partir da passagem do veículo, acionando automaticamente a controladora para mudar a cor do semáforo após o tempo estipulado.

O planejamento de modernização também prevê a instalação de nobreaks nos semáforos, o que vai permitir a alimentação do sistema quando houver queda de energia.

Também está prevista a implantação de lombadas eletrônicas em pontos de maior ocorrência de acidentes como as avenidas Chiquilito Erse, conhecida como Rio Madeira, e Jatuarana.


Fonte:Ascom/SMC

 SICOOB 20 ANOS