Após 3 dias de paralisação, Prefeitura de Buritis e Sindicato fecham acordo e encerram greve dos professores
O pagamento do piso salarial terá início em 2027.
GAZETA BURITIS
20/08/2026 13h36 • Atualizado há 3 horas

A principal reivindicação da categoria, que motivou a paralisação, era o pagamento do piso salarial, uma pauta que vinha sendo debatida e cobrada pelos educadores desde o ano de 2022.
Antes de o acordo ser consolidado, a Prefeitura de Buritis buscou vias judiciais para tentar suspender a paralisação. No entanto, a solicitação não prosperou, e a Justiça emitiu uma decisão favorável aos trabalhadores, assegurando o direito de continuidade do movimento.
Com o respaldo jurídico confirmando a legitimidade da greve, o Executivo municipal viu-se diante da necessidade de formalizar um acordo com a classe para normalizar os serviços educacionais no município.
As negociações finais foram intermediadas ativamente pelo SINDSEMB. Segundo informações, o pagamento da adequação ao piso salarial não será realizado neste ano. Ficou estabelecido que a implementação do piso começará a ser paga a partir de janeiro de 2027.