Buritis: Temperaturas extremas e possibilidade de chuva marcam a previsão do tempo para a semana
BURITIS AGORA/FERNANDO MENDES
13/11/2023 18h44 • Atualizado há 2 anos
Buritis, Rondônia, deve se preparar para uma semana de calor extremo. A previsão do tempo indica que as temperaturas podem chegar a 35 graus Celsius durante o dia, com mínimas de 24 graus Celsius à noite.

Além disso, um alerta de onda de calor foi emitido, com um grau de severidade classificado como extremo. O alerta, que começou às 10:55 do dia 13 de novembro de 2023, adverte sobre um risco à saúde devido à temperatura estar 5ºC acima da média por um período maior do que 5 dias.
O sol nasce às 5:41 da manhã e se põe às 6:17 da tarde, proporcionando quase 13 horas de luz do dia.
Os moradores são aconselhados a se manterem hidratados e a evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. Fiquem atentos para mais atualizações sobre a previsão do tempo.
Leia Também

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar, nesta segunda-feira (13), o alerta de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até sexta-feira (17).
O alerta anterior era para 6 estados e o DF. Ele iria até quarta-feira (15).
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp
Calor atípico: O forno em que estamos é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño -- fenômeno que aquece as águas dos oceanos.
Estão sob alerta de "grande perigo":
Amazonas
Rondônia
Pará
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Tocantins
Goiânia
Paraná
São Paulo
Minas Gerais
Bahia
Piauí
Espírito Santo
Rio de Janeiro
Maranhão
Distrito Federal
O alerta é válido até as 23h59 da próxima sexta (17).
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".
A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.