0:00 AO VIVO
LIVE
Credisis crediari - 1
Logo Buritis Agora

Deputados estaduais aprovam recursos para ampliar as ações da Agevisa em RO

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de R$ 2 milhões para reforçar as ações da Agevisa, ampliando o controle de zoonoses e a vigilância ...

Ivanilson Frazão

14/10/2025 17h34 • Atualizado há 1 dia

Compartilhar:

Ações como o controle de zoonoses, incluindo a vigilância e o controle da raiva, são exemplos práticos de como este investimento garante segurança para toda a sociedade.

A sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia, no último dia 7, garantiu um reforço de R$ 2.101.000,00, para as ações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Nesse dia, os parlamentares acataram um pedido do Poder Executivo, por meio do Projeto de Lei 1116/2025, para que fosse aberto crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação para a instituição, no orçamento estadual para o exercício de 2025.

Esse recurso é proveniente da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), e será usado para dar cobertura orçamentária à Agevisa. Os parlamentares se sensibilizaram, já que o objetivo é o de viabilizar, por meio de convênios, a execução de políticas públicas essenciais para a saúde da população e o bem-estar animal nos municípios de Rondônia.

Vale destacar que este investimento é fundamental para fortalecer a atuação da Agevisa, cuja missão é promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas de educação, prevenção e controle de doenças.

O recurso será investido na ampliação da capacidade da Agência em executar suas atribuições, especialmente no âmbito da Vigilância em Saúde Ambiental, que atua na relação entre a saúde humana e os fatores de risco presentes no meio ambiente. Ações como o controle de zoonoses, incluindo a vigilância e o controle da raiva, são exemplos práticos de como este investimento se traduz em segurança para toda a sociedade.

A Agevisa também terá condições de firmar convênios para expansão das ações em todo o Estado, garantindo que as políticas de vigilância em saúde cheguem de forma mais eficaz aos municípios. Isso dará as condições necessárias para proteger a saúde da população e um ambiente mais seguro e saudável em todas as regiões rondonienses.

Fonte: Ivanilson Frazão