Credisis crediari - 1
Logo Buritis Agora

Investimento e tecnologia: como Buritis se tornou referência em saneamento básico em Rondônia 

Com tecnologia e investimentos da Aegea, Buritis supera desafios e vira referência em saneamento básico e qualidade de vida em Rondônia.

Assessoria

10/07/2025 17h29 • Atualizado há 5 dias

Compartilhar:

Com acesso à água universalizado, Buritis supera desafios históricos e se consolida como modelo de acesso à água tratada em Rondônia.

Há 10 anos, Buritis não contava com nenhuma infraestrutura de tratamento e distribuição de água. Hoje, o município se destaca no estado de Rondônia como uma das cidades que mais investe em saneamento no estado e hoje já conta com um sistema universalizado de abastecimento de água tratada para população.

Os números refletem avanços importantes desde o início da atuação da Águas de Buritis, concessionária do grupo Aegea Saneamento, em 2015. Antes disso, a população dependia de poços amazônicos, considerados impróprios para o consumo humano, conforme estudo recente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Com a implantação do sistema público de abastecimento, Buritis passou por uma verdadeira transformação.

Entre as ações para garantir que a rede atenda a toda população, destacam-se a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), a implantação da rede de abastecimento público de água tratada em toda zona urbana da cidade, o uso de tecnologia de ponta, como um moderno sistema de monitoramento de pressões via telemetria, por exemplo.

Os investimentos trouxeram benefícios para o saneamento básico e para as mais diversas áreas. A geração de emprego e renda é a ponta mais visível do alto investimento feito na cidade nos últimos anos, além da participação em eventos culturais, esportivos e de educação socioambiental. 

O impulsionamento proporcionado pelo saneamento básico, tem contribuído para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“Moro em Buritis há 23 anos, nasci e cresci aqui, e nesse tempo vi o quanto o saneamento básico evoluiu. Lembro de parar a brincadeira com os amigos para ir comprar água mineral. Hoje isso não é mais necessário — a água chega tratada e com qualidade direto na torneira de casa”, comenta o estudante Dyego Luiz, morador do Setor 08.

Saneamento em Rondônia]
Grupo Mk Buritis.News
De acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), entre 2019 e 2023, Buritis se destaca com um dos municípios que mais investe em saneamento por habitante em Rondônia, com média de investimento de R$ 1.202,87, impulsionados por obras de infraestrutura e saneamento. 

As quatro cidades que mais investiram por habitante em Rondônia — Ariquemes, Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura — são operadas pela Aegea Saneamento, maior empresa privada do setor no Brasil, presente em mais de 800 municípios de Norte a Sul do país.

Referência em eficiência e inclusão, a Aegea também desenvolve ações socioambientais, como educação ambiental, tarifas sociais, capacitação e geração de renda. Recentemente, iniciou suas operações em Jaru, ampliando sua atuação em Rondônia e garantido para a cidade um sistema de abastecimento eficiente e sem interrupções, mudando a realidade até então conhecida pelos moradores.