CREDISIS CREDIARI

EXPOBUR 2024

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

O JOGO DA BALEIA AZUL

Muito tem se falado nos últimos dias sobre o "jogo da baleia azul" algumas pessoas trata a noticia como falsa porém nos últimos dias o que se tratava de uma ”FAKE NEWS” (Noticia Falsa) tem se tornado uma triste realidade

Buritis Agora

17/04/2017 20h19

Muito tem se falado nos últimos dias sobre o "jogo da baleia azul" algumas pessoas trata a noticia como falsa porém nos últimos dias o que se tratava de uma ”FAKE NEWS” (Noticia Falsa) tem se tornado uma triste realidade, a informações de pelo menos dois casos de mortes relacionados ao jogo da baleia azul sendo investigado pela policia Brasileira e mais uma tentativa de suicídio.

 

  • A ORIGEM DO "JOGO"

Segundo o presidente da Safernet, Thiago Tavares, o jogo foi um “fake news” (notícia falsa) divulgada por um veículo de comunicação estatal da Rússia que se espalhou a partir de 2015. “Era um ‘fake news’, mas existe um efeito que, sendo verdadeira ou não, a notícia gera um contágio, principalmente entre os jovens. O jogo não existia, mas com a grande repercussão da notícia, pode ter passado a existir.”

 

  • A VERDADE SOBRE O "JOGO"

O que atualmente está sendo conhecido como "jogo" na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados "curadores", propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente.

 

  • CUIDADOS A SEREM TOMADOS
    Se você tem filhos adolescente que usam redes sociais provavelmente eles já sabiam antes de você sobre esse jogo, é necessário um bom dialogo procurando entender e auxiliar nos medos desejos e anseios do adolescente.
ROLIM NET 2024